Ufa... 15 dias já se passaram. Sigo firme na dieta líquida, mas já começo a enjoar dos caldos. Não importa o que ponha, qual tempero ponha, depois do 1o gole, tudo tem o mesmo sabor.
Ando até sonhando em comer purê de batatas... hummmmm... que delícia! Pode parecer uma besteira gigante, mas eu amaria poder comer um purezinho! Quase tive inveja do meu avô Zezé que fez uma cirurgia muito semelhante (na década de 60, senão me engano) por causa de uma úlcera e que só podia comer purê... aguado... mas era purê! kkkk
Com 7 dias, passei no Dr. Fabio e estava tudo bem, incluindo a cicatrização. Com 15 dias, tive consulta com a Dyandra e a Rosália (nutricionista e psicóloga, respectivamente).
Queria começar falando da Rosália: algumas pessoas me perguntam porque eu tenho que passar com a psicóloga se eu sou psicóloga. Gente, numa boa, essa mesma lógica diria que médico não fica doente! Mas não me surpreende, afinal é a mesma lógica que afirma que como psicóloga tenho sempre que ter paciência, compreender os outros e nunca perder o controle. Brilhante! #sqn
As conversas com a Rosália são bastante importantes para ajudar a organizar os pensamentos e as expectativas (não só as minhas, mas as dos outros em relação a mim e ao resultado da cirurgia). Afinar as expectativas é bastante importante, porque isso retira de nós um peso muito comum: todo obeso já tentou MILHARES de técnicas para emagrecer e TODAS foram frustradas, após um período. TODAS sim, porque senão, não seria obeso ainda, certo?
Pois é, a verdade é que há pelo menos 2 expectativas furadas nessa cirurgia:
a) "não terei que fazer nenhum esforço, a cirurgia é o jeito mais fácil de emagrecer" - ERRADO! Vc não vai emagrecer facilmente. Alguns dizem que sim, mas me desculpe discordar, não é fácil seguir a dieta! Portanto, NÃO É FÁCIL emagrecer! É claro, que a cirurgia tira nossa fome (tira mesmo!), mas quem disser que é fácil, está mentindo. Há diversas adaptações que precisam ser feitas e dá um baita trabalho. Espero estar demonstrando um pouco dessas dificuldades nesse blog. Contudo, vale destacar, que a cirurgia é uma super ALIADA no processo de emagrecimento, mas prefiro dizer que ela é FUNDAMENTAL no processo de mudança de comportamento, de mudança de estilo de vida.
b) "acabou a guerra contra a obesidade" - não! A luta contra a obesidade é pro resto da vida. Ainda teremos que fazer escolhas na hora de comer (o mais saudável, deve sempre vencer), temos que comer quantidades adequadas (isso, pode e vai variar de pessoa pra pessoa - mais uma razão pra um acompanhamento nutricional).
A Rosália me ajudou a lidar com essas coisas, mas também discutimos coisas como: nova percepção corporal, expectativa familiar, apoio/pressão social e/ou familiar, ansiedade que leva a comer, etc... Valeu, dra! =D
Já a Dyandra, me ajudou com outras questões, dentre elas entender qual era meu padrão alimentar ideal e como reintroduzir os alimentos. E quando fiz 15 dias de cirurgia, fui conversar com ela, ANSIOSÍSSIMA para que ela me liberasse o tal do purê. E adivinhem??? Não liberou! kkkk.... ela me disse que como eu já sabia a dieta era líquida por 30 dias. Na hora, confesso que pensei que não aguentaria mais 15 dias daquele jeito! Mas aí, veio a parte boa: ela mudou a consistência dos alimentos. E isso faz tanta diferença!!!!! Por exemplo, incluímos leite com café (200ml de leite e 1 dedo de café), iogurte (tipo corpus, molico de garrafinha - se fosse de copo tinha que diluir com leite desnatado) e a coisa principal, agora já podia bater os legumes da sopa! Mesmo tendo que coá-los ainda, isso fazia uma super diferença no sabor. Agora eu conseguia sentir sabor das coisas de verdade!
Com ela, também descobri algumas coisas importantes:
a) é bom comer folhas antes de comidas gordurosas porque ajuda o corpo a não absorver toda a gordura
b) cenoura cozida equivale a arroz, batata, mandioca, mandiquinha e afins...
c) comer devagar! (vou falar mais sobre isso quando falar dos alimentos sólidos)
Valeu dra! =D
Com 15 dias, eu já tinha perdido 8kg! Uau!!! Bom, não é? As roupas começaram a dar trabalho para não cair... kkkk... e viva os cintos!!!
Ah! Outra coisa importante que aconteceu nesse período, foi que eu voltei a trabalhar! Operei dia 17 e voltei dia 30. Bom, isso fica pro próximo post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário