Finalmente, a consistência dos alimentos podia começar a mudar: do ralo para o grosso e depois do sólido bem molinho pro sólido "ao dente".
Então, vamos lá!
A primeira coisa que foi liberada foi a sopa sem coar. Podia tomar até 200ml dela. Dividi em 2 porções de 100ml porque não sabia o quanto eu conseguiria comer. Em 40, 50 minutos, consegui tomar toda a sopa.
Gostaria que atentasse para o detalhe do tamanho da colher: isso mesmo, é uma colher de cafézinho. Isso me ajudou a ter mais dificuldade em encher a boca de comida e consequentemente, não precisava dar grandes "goles".
Mandioquinha, cenoura, carne moída, espinafre, alho, cebola, sal e alho poró |
Delícia, gente! Finalmente, eu tinha a sensação de fazer uma refeição de verdade.
Foram 2 dias com essa consistência e depois, no almoço, eu estava liberada para novas experiências. Primeiro, legumes BEM cozidos. Optei pelos legumes que mais gosto!
Mandioquinha e cenoura BEM cozidos e refogados com azeite (2 gotas) e alho, cebola, sal e salsinha |
No dia seguinte, no almoço, entrou a carne moída (podia ser frango desfiado tb) juntamente com os legumes. Neste caso, optei por aquela seleção de legumes congelados que já vem semi-pronta . Isso facilitou muito minha vida e a variedade existente, me ajudou a não comer sempre as mesmas coisas.
carne moída com cenoura, batata e ervilha BEM cozidos e refogados com azeite e tempero (como acima) |
Repetimos mais um dia de almoço nessa consistência e aí entrou o café da manhã. Primeiro dia, além do leite com café, eu podia comer uma fruta amassada/raspada. Minha escolha foi banana amassada!
No segundo dia, podia ser uma fruta picada: pêra (com gotas de limão pra não pretejar).
Pêra com limão |
No terceiro dia, na reinserção do café, eu já podia comer 1/2 fatia de pão de forma integral ou light (sem grãos aparentes). Claro que algum vacilo tinha que ter e eu só percebi que era 1/2 fatia, 1 semana depois. A consequência foi que não conseguia tomar todo o leite (200ml) com café e mais a fatia de pão. Hj, dependendo do dia consigo comer 1 fatia de pão + 200ml de leite com café; dependendo do dia, não consigo. E aí, o lance é não forçar! Se forçar, passa mal! Detalhe: no pão podia passar creme de ricota, requeijão light, cream cheese light, pasta de cottage ou creme de queijo minas - máximo 1 colher de sobremesa (escolhi o cream cheese).
Bom, 3 dias de adaptação do almoço, 3 dias do café da manhã e agora entramos na mesma rotina, com o jantar. Primeiro, legumes BEM cozidos; no dia seguinte, insere carne moída (frango desfiado, ovo mexido...) e no terceiro dia, repete.
Você pode ter reparado que todas as fotos tem carne vermelha. Sim, tem! Eu comia frango 1x por dia e carne vermelha 1x por dia. Mas saiba que a preferência, deve ser sempre pela carne vermelha que é mais adequada para uma anêmica programada como eu (todos os operados ficam assim).
Bom, preciso confessar que estava meio apavorada com essas novas consistências. Li muita coisa sobre gente que passou mal, que ficou "entalada" (termo comum entre os operados), que não conseguia se adaptar a determinados alimentos... enfim, um drama! Tinha medo de sentir algo assim tbém. E sabia que uma das melhores maneiras de evitar tudo isso era comer devagar e mastigar MUITO. Pois bem, segui a regra e BINGO: nunca senti nada disso.
O dia que senti algo estranho foi um dia que esquentei o frango desfiado (minha mãe fez porções grandes tanto de carne moída e frango e eu congelei nas porções e medidas que eu poderia comer) no microondas por mais tempo do que deveria e ele ressecou. Daí, tive que ter mais cuidado com a mastigação. Mas só isso!
Ah! Outra coisa importante era o tamanho das porções: de tudo o que vcs leram acima, eu podia consumir no máximo 2 colheres de sopa de cada coisa ( 2 de legumes + 2 de carne, por exemplo). O dia que fui no "olhômetro" e os legumes estavam mais molengas, devo ter comido um pouco mais do que isso porque fiquei com a sensação de ter comido um boi, kkkk....
Por fim, lembre-se: talheres e pratos pequenos são fundamentais nessa fase. Ajudam na reeducação dos olhos (no prato normal, a comida parece muito pouca) e da boca (vc não consegue encher a boca com aquele tamanho de talher).
Próximo post: me deliciando com as novas liberações!
Nenhum comentário:
Postar um comentário