domingo, 27 de novembro de 2016

Homenagem à minha avó Nelita

Propositadamente, quis que meu primeiro post sobre algum tema que não tivesse relação com a gastroplastia, fosse uma homenagem à minha avó Nelita. Então, aqui vai!

Hoje faz 2 anos que minha vó descansou. Sofreu de Fibrose Pulmonar em seus últimos anos e lutou bravamente contra essa doença tão cruel, sem nunca ter se queixado, reclamado. Foi exemplo, nesse sentido, de alguém que sofre sem murmurar: reclamamos por coisas tão pequenas e ela, mesmo com falta de ar, não reclamava. Clamava, sim: por Deus, por ajuda d`Aquele que era o único que podia lhe ajudar. Eu segurava forte sua mão e esperava a crise passar...

Mas as lembranças que tenho dela, não se resumem aos seus últimos meses de sofrimento. São muitas lembranças!!! Sua voz grave e acolhedora, seus doces, seu cafuné, sua paciência e longanimidade, seu amor pela família, sua força para reunir a todos ao seu redor, sua coragem para ser a única palmeirense em uma família basicamente corintiana (ok, alguns POUCOS são-paulinos também - e se estivesse viva, certamente estaria feliz com o título), sua facilidade e gosto por artesanato e trabalhos manuais, seu cuidado, seu feijão, seu abraço... era a primeira a chegar na porta quando chegávamos ou partíamos... sempre estava presente nos nossos aniversários e datas importantes...

Presente! Essa é uma boa palavra para definí-la: ela sempre esteve presente e foi para nós um presente! Ainda permeia minhas lembranças, continua presente! 

Gratidão e saudades é o que tenho em meu coração hoje!

Pude homenageá-la poucos dias antes do seu falecimento e quero terminar essa postagem com o texto que ela pode ler (na verdade, minha mãe leu pra ela):

"Não somos parecidas...

Sou alta; ela, baixinha!Sou 'aparecida'; ela, discreta!Sou falante; ela, quietinha!Gosto de perturbar; ela de acolher!

Sou atrapalhada; ela, habilidosa!Amo o cinema; ela, histórias e paisagens!Amo o mar e o sol; ela, areia e sombra!Quando precisei, ela estava aqui; agora que não consegue vir, corro até ela!

Ela pinta quadros; eu, o "sete"!Ela canta contralto; eu, soprano!Ela toca piano; eu, violão!Ela é pacificadora; eu, combativa!Ela é Palmeiras; eu, Corinthians!Ela sempre ora por mim; e eu por ela!Ela é paciente; eu... Affffff!

Ela faz o melhor quindão, doce de abóbora e bolo de fubá do mundo; eu, me delicio com todos!Ela me ama; e eu? Nem dá pra explicar...

Ao mesmo tempo, somos tão parecidas!!! Gostamos de goiabada e doce de leite.De boa música, boas risadas. De programas em família, de Natal e aniversários. Amamos passar horas juntas, seja conversando 'à toa' ou em um silencioso cafuné. 

Somos de Jesus! Somos amigas! Somos avó e neta!

Somos Nelita! Ahhhh, tá explicado!!!" (nov/14)


Abaixo, algumas fotos:
As Nelitas
Paty no colo da vó, Dani (de cinza), Joelzinho e Marcos (de boné), eu (de vermelho), tia Leni, Tio Cir, Tio Joel e Tia Goreti.
À esquerda, dá pra ver um pedaço da minha mãe e a mão do meu pai... kkkkk

Set/14

Batismo do Davi

Família comportadaaaaa

Visita em nov/14 - parte 1

Visita em nov/14 - parte 2

Visita em nov/14 - parte 3
Visita em nov/14 - parte 4

Casal lindo <3




Os bisnetos

Os netos

Marido, filhos, filha, noras e genro

Gosto dessa foto! Elas estão iluminadas... e unidas, como sempre foram!

Paty, vó e mãe... mas pode chamar de cópia, fotocópia e xerox!

Eu e meus meninos com a vó bisa 

Eu e o Lu com a vó querida
Meu cafuné preferido

Suas últimas telas, a última sem finalizar...





domingo, 6 de novembro de 2016

Desafio aceito! Corrida M5K

Pois é.... E não é que eu me enfiei numa corrida de rua com menos de 6 meses de cirurgia! Mas foi ótimo e quero te contar um pouco sobre isso.
Nos meus treinamentos, eu já estava conseguindo fazer mais de 5Km num ritmo de caminhada mais rápida, mas ainda não conseguia correr. Um tempo antes da corrida (uns 60 dias - eu nem sabia da corrida, na verdade), resolvi apertar o passo e "trotar" um pouco.
No começo, não conseguia trotar nem 1 minuto, o coração quase saia pela boca, de tão cansada. Mas fui alternando a corrida e caminhada: primeiro caminhava mais e depois corria um pouquinho. Por exemplo, caminhava  1 minuto e corria 30 segundos. Aos poucos fui aumentando a corrida e diminuindo a caminhada. Cheguei a correr 2 minutos e caminhar 1. Sei que para quem está acostumado, parecem quantidades ridículas, mas para mim era um vitória.
Nesse período, descobri a corrida M5K (McDonald´s 5K) e convidei minha irmã pra ir comigo. Ela, que certamente tem melhor condicionamento que eu, mas nunca foi muito adepta de esportes (kkkk), descobriu que algumas amigas em comum íam correr também e foi "saindo pela direita"...  Após contato com elas, decidi me inscrever e me preparar para a corrida!
Mas aí, comecei a sentir dor nos joelhos. Nada que me impedisse de caminhar, mas correr, ficou mais difícil. Como sei que uma uma lesão agora seria um problema, fiquei uns 10 dias quase sem fazer exercícios.
Voltei a fazer, mas voltei a sentir dor. Nesse período, fiquei gripada de novo. Achei que era gripe, mas na verdade, além de uma sinusite aguda, eu fui diagnosticado com traqueiobronquite. Bom, fiquei sem poder fazer atividades físicas por 5 dias. Resumindo, quando vi, estava na semana da corrida, e sem treinar a 1 mês. Que maravilha!!! kkkk ótimo começo...#sqn
Ainda assim, resolvi arriscar e no dia 09/10/16, lá fui eu enfrentar os 5Km do McDonald´s! Abaixo algumas fotos...
Kit: camiseta, bolsa, lanchinho, protetor solar e brindes

Soraya, Flavia, Talita e eu - antes da corrida

Nós 4 - depois da corrida, com as medalhas <3


Gente, nunca tinha entendido a expressão "mar de rosas" até chegar lá... kkkkkk



Era muita gente, muita mulher junta! Mas pra falar a verdade, tinha de tudo: homem, bebê, cachorro, etc... Era tanta gente que depois da largada, levamos quase 5´ para ultrapassar a linha de largada! Eram mais de 16 mil inscritas oficialmente... fora os "bicos"!
No 2 primeiros quilômetros, a coisa flui facilmente. Depois disso, cheguei até a pensar que não ía dar conta. Fui revezando entre correr e caminhar, no ritmo que eu aguentava. E lembrei muitas vezes do Ziel Machado que fala sobre a dor e a alegria se reencontrarem na chegada! E pensava, "vamos que só falta .... km". E enfim, consegui!
E como foi meu desempenho? Terminei a corrida bem melhor do que esperava, tanto em relação ao cansaço, quanto em relação ao tempo: fiz em 47´52. Fiquei bem feliz! Minhas companheiras fizeram num tempo melhor, mas foram legais e ficaram me esperando! kkkk... Valeu, meninas! Pela companhia, incentivo e por me esperarem.... kkkkkk
Foi ótimo e eu gostei tanto que já organizamos outra turma pra uma corrida em dezembro. Vamos também?

Devidamente premiada!!!!