Não! Esse não é, definitivamente, uma postagem com a ideia "não coma e não engordarás!". Talvez o melhor título (e o mais educado, rs) fosse "cuidado com o que vc fala", mas na atual fase, a "sutileza" não faz parte do meu dia-a-dia. 😁
Tenho ouvido algumas perguntas e comentários bastante inapropriados ou sem jeito das pessoas e queria te ajudar a ser mais eficiente na sua fala, não só comigo, mas com todos os operados ou, quem sabe, com qualquer pessoa.
Meu assunto hj é um "fica a dica" pra vcs! Vamos lá!
Primeira coisa: não, eu não operei por questões estéticas! Há várias afirmações nessa frase. Não sei se vc percebe. Vc está afirmando indiretamente que eu era feia? Que gordo é feio? O preconceito com a obesidade é muito grande e nem sempre percebemos isso. Alguém (nem um pouco sábio) chegou a me perguntar se eu tinha operado pra ficar bonita! Minha resposta foi "não, eu já era bonita. Vc é que não enxerga bem!". Mas cá entre nós, essa pergunta é um tanto quanto absurda, não é?!
Quero que vc entenda que eu operei porque sofria de uma doença chamada obesidade. Já tinha tentado vários tratamentos que não tiveram sucesso a longo prazo ("longo" aqui, significa mais de 2 ou 3 meses). Sim, eu sei que tem gente que opera sem necessidade por questões "estéticas". Por esses, eu só posso lamentar e torcer para que encontrem um tratamento psicológico adequado, porque o que eles precisam é de terapia e não dá gastroplastia! Mas reconheço que esse "mercado da magreza" existe sim e nós mesmos, somos culpados por ele.
A obesidade tem vários fatores (hábitos alimentares, sedentarismo, hereditariedade, questões hormonais, entre outras) e em alguns casos (como o meu), todos os tratamentos possiveis já haviam sido testados e nada funcionou de fato. Já tinha várias comorbidades (pré-diabetes, cálculos renais, lesões nas articulações, má qualidade do sono, etc) e por isso, o IMC era só um detalhe; percebe a diferença?!
Segunda coisa: sim, as pessoas que fazem gastroplastia se alimentam! Respondo constantemente perguntas do tipo: "vc já tá comendo?" e entendo que essa pergunta faz referência ao período em que só ingerimos líquido; tudo bem com isso. Agora, perguntas do tipo "vc já tá comendo TUDO isso?", especialmente quando tenho menos de 200 gr no prato, já é demais. Deixe-me explicar uma coisa: ninguém tem nada a ver com o que ou quanto eu vou comer. Desculpe se parece grosseiro, mas imagine ouvir isso em todas as refeições que vc faz com alguém?! É digamos, no mínimo cansativo.
Durante o primeiro período pós-operatório, nossa alimentação é primeiramente líquida mas depois vai evoluindo sequencialmente (vc pode ler mais sobre isso nos posts anteriores). A alimentação é dessa maneira por causa da cirurgia, da recuperação, da cicatrização do estômago e do intestino, etc. Mas a ideia é que, aos poucos, nossa alimentação volte a ser normal. Claro que agora, uma alimentação saudável e balanceada, diferente da alimentação anterior à cirurgia.
Terceiro coisa: não sinto dores, não estou sofrendo, não estou triste... É engraçado que nossa cultura sempre inclui a comida nos eventos/reuniões sociais e depois de fazer a cirurgia, as pessoas acham que estou sofrendo por não comer, ou até que não como por sentir dor. Não, gente! Eu como! Só não como como comia antes. E não estou sofrendo por não estar comendo! Aliás, normalmente eu aproveito mais a festa que vcs, porque como menos e converso e me divirto mais. Entendeu a diferença? Antes a comida era o foco da diversão; agora são as pessoas e as coisas que posso fazer naquele evento.
Quarta coisa: parem de dizer que "agora o Luciano precisa ficar atento." Pra quem não conhece, Luciano é meu marido. E não, ele não corre o risco de me perder porque eu emagreci. Não vou trocá-lo ou qquer coisa do tipo. Se vc quer dizer que fiquei bonita, apenas diga isso. O resto é interpretação sua! A não ser que vc queira questionar meu caráter e minha integridade... Mas suponho que não seja o caso! 😏
Quinta coisa: sim, minhas roupas estão largas e eu não vou ficar comprando roupa toda semana! Não sou e nunca fui consumista. A perda de peso nos 8 meses iniciais é muito rápida e não dá pra ficar comprando roupa sempre. Tudo é muito caro! Vou comprar o necessário, conforme for preciso e é só! Mas se vc quiser colaborar com meu guarda-roupa, te passo minhas medidas! 🙊😂😂😂😂
Sexta coisa: fiz o bypass gástrico e isso significa que NÃO tirei estômago, nem intestino. Apenas fizemos uma modificação no percurso da comida. Resumindo, não tirei nada; apenas religuei com grampos. Sim, sou uma pessoa grampeada! 😄
E por último, não virei "rata de academia". Não é porque tenho me exercitado com mais frequência que virei "modelo fitness". Aliás, é importante dizer que comer é uma compulsão; fazer exercícios, também pode ser!
É isso aí, pessoal! Desculpem se fui muito assertiva! 😁
Ah! Agora dá pra marcar que vc segue meu blog, ali em cima, à direita, caso vc queira.
😘😘
Resolvi fazer um blog pra contar a minha experiência com a gastroplastia. Mas sei que não será só isso... Vamos junt@s?
quarta-feira, 21 de setembro de 2016
terça-feira, 6 de setembro de 2016
Avaliação pessoal após 3 meses
Completei 3 meses de cirurgia recentemente. E queria fazer agora uma avaliação breve.
Primeiro, é que continuo me sentindo bem, aliás muito bem:
- Como sem grandes restrições!
- Evito frituras e comidas muito gordurosas e doces tbém. Agora, a nutri me indicou os produtos da Flormel e minha amiga Leilane me deu alguns e são deliciosos e SEM AÇÚCAR!!! Obrigada, amiga! <3
- Evito beber enquanto estou comendo e faço pequenas refeições a cada 3h, em média.
- Levo uma bolsa térmica para cima e pra baixo, onde tenho a disposição chá gelado (aqueles tradicionais de limão ou pêssego), pedaço de queijo minas padrão ou mussarela (light, nos 2 casos) ou polenguinho light, iogurte desnatado, fruta, fibra + proteína (coloco em um potinho a dosagem de fibra + proteína + leite em pó e tomo 2 vezes por dia).
- Além disso, tenho sempre uma bolachinha integral (salgada ou doce) para emergências (se ficar mais que 3h sem comer, sinto-me meio fraca e a bolachinha ajuda nessas horas).
- Faço minhas refeições no quilo, onde como em médio 200gr (precisava aumentar essa quantidade um pouco, seguindo as orientações da nutri, mas ainda não tá descendo).
- Estou aprendendo a deixar no prato a comida quando não aguento mais (parece besteira, mas é um super exercício pra mim).
- Ainda erro a quantidade de comida no prato, as vezes, mas com menos frequência.
- Por não abusar, só tive 1 crise de dumping e mesmo assim, de baixa intensidade.
- Durmo muito bem e tenho disposição para me exercitar com frequência.
Segundo, 3 coisas "ruins" surgiram. Sendo acompanhada pela nutri e pela psicóloga, fica mais fácil identificar essas coisas e cuidar.
- queda de cabelo (já entrei com complexo vitamínico que está controlando isso)
- descontrole hormonal (tb já era esperado e a minha ginecologista está acompanhando, sem maiores dramas)
- aumento da irritabilidade (pobres dos que convivem comigo...kkkk). Fui orientada a diminuir o ritmo e a agenda de compromissos, para poder reorganizar a vida, as emoções, o estresse, a irritação...
Se vc olhar, há mais benefícios do que dificuldades! Não tenho do que reclamar. Só agradecer!
Até massa magra estou conseguindo ganhar, graças aos exercícios (parece que não é tão comum isso acontecer nessa fase).
Nesse mês tenho uma bateria de exames pra fazer e daí saberemos como andam as coisas "por dentro".
Próximo post: tô pensando... kkkkkk
ATENDENDO A PEDIDOS: já perdi pouco mais de 30kg pós-cirurgia!
Primeiro, é que continuo me sentindo bem, aliás muito bem:
- Como sem grandes restrições!
- Evito frituras e comidas muito gordurosas e doces tbém. Agora, a nutri me indicou os produtos da Flormel e minha amiga Leilane me deu alguns e são deliciosos e SEM AÇÚCAR!!! Obrigada, amiga! <3
- Evito beber enquanto estou comendo e faço pequenas refeições a cada 3h, em média.
- Levo uma bolsa térmica para cima e pra baixo, onde tenho a disposição chá gelado (aqueles tradicionais de limão ou pêssego), pedaço de queijo minas padrão ou mussarela (light, nos 2 casos) ou polenguinho light, iogurte desnatado, fruta, fibra + proteína (coloco em um potinho a dosagem de fibra + proteína + leite em pó e tomo 2 vezes por dia).
- Além disso, tenho sempre uma bolachinha integral (salgada ou doce) para emergências (se ficar mais que 3h sem comer, sinto-me meio fraca e a bolachinha ajuda nessas horas).
- Faço minhas refeições no quilo, onde como em médio 200gr (precisava aumentar essa quantidade um pouco, seguindo as orientações da nutri, mas ainda não tá descendo).
- Estou aprendendo a deixar no prato a comida quando não aguento mais (parece besteira, mas é um super exercício pra mim).
- Ainda erro a quantidade de comida no prato, as vezes, mas com menos frequência.
- Por não abusar, só tive 1 crise de dumping e mesmo assim, de baixa intensidade.
- Durmo muito bem e tenho disposição para me exercitar com frequência.
Segundo, 3 coisas "ruins" surgiram. Sendo acompanhada pela nutri e pela psicóloga, fica mais fácil identificar essas coisas e cuidar.
- queda de cabelo (já entrei com complexo vitamínico que está controlando isso)
- descontrole hormonal (tb já era esperado e a minha ginecologista está acompanhando, sem maiores dramas)
- aumento da irritabilidade (pobres dos que convivem comigo...kkkk). Fui orientada a diminuir o ritmo e a agenda de compromissos, para poder reorganizar a vida, as emoções, o estresse, a irritação...
Se vc olhar, há mais benefícios do que dificuldades! Não tenho do que reclamar. Só agradecer!
Até massa magra estou conseguindo ganhar, graças aos exercícios (parece que não é tão comum isso acontecer nessa fase).
Nesse mês tenho uma bateria de exames pra fazer e daí saberemos como andam as coisas "por dentro".
Próximo post: tô pensando... kkkkkk
ATENDENDO A PEDIDOS: já perdi pouco mais de 30kg pós-cirurgia!
Assinar:
Comentários (Atom)